Publicado em 5/02/2012 as 12:00am

EUA: Romney vence caucus republicanos de Nevada

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney conseguiu uma nova vitória

  

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney conseguiu uma nova vitória, agora nos caucus de Nevada, onde venceu com uma ampla margem sobre seu imediato concorrente, Newt Gingrich.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

Após o fechamento dos últimos colégios eleitorais e apesar de ter sido apurado apenas 15% dos votos, as redes de televisão e jornais americanos concordam em declarar Romney vencedor, que conta com 42% dos votos contra 24% do ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich.

A pouca distância de Gingrich está o congressista Ron Paul, popular nas áreas rurais de Nevada e que conta com 19% dos votos, enquanto o ex-senador Rick Santorum tem 13%.

Os primeiros escrutínios coincidiram com um ato de campanha de Romney em Las Vegas, no qual o candidato não duvidou em declarar sua vitória, e prometeu levá-la até a Casa Branca.

"(O presidente Barack) Obama não fez nada pelos cidadãos de Nevada", disse o pré-candidato, que centrou seu discurso na economia em um estado que concentra a maior taxa de desemprego do país - um 12,6% - e o recorde em execuções hipotecárias.

"Os Estados Unidos necessitam de um presidente que possa recuperar a economia porque a entende. Eu a entendo, e eu a recuperarei", assegurou Romney, já em tom de candidato, perante dezenas de simpatizantes que ondeavam cartazes com o lema "Nevada believes" (Nevada acredita), por causa de seu lema "Believe in América".

O triunfo de Romney no primeiro Estado do oeste que vota nas primárias americanas o consolida como claro favorito para ficar com a nomeação republicana em agosto, após sua vitória de terça-feira na Flórida, com 47% dos votos.

Sua vitória foi generalizada em todo o estado, exceto no sudoeste, de população mais rural e conservadora, onde os apoios se dividiram entre Paul, que fez grandes esforços de campanha na região, e Gingrich.

Os resultados preliminares não incluem, no entanto, os dados do condado de Clark, onde fica Las Vegas e que concentra 70% da população. Espera-se que Romney vença também nesse condado, que conta com uma grande população que compartilha sua fé mórmon.

As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Fonte: (DA UOL)

Top News