Publicado em 14/02/2012 as 12:00am

Republicano que afirmou querer destruir famílias

O ex-senador Rick Santorum chegou a uma situação de empate técnico

O ex-senador Rick Santorum chegou a uma situação de empate técnico com o ex-governador Mitt Romney nas pesquisas relativas à disputa pela indicação do Partido Republicano à Casa Branca, e desponta como favorito na eleição primária do estado de Michigan no dia 28.

Recebendo a adesão de eleitores evangélicos brancos e de aliados ao movimento conservador Tea Party, Santorum registrou uma rápida ascensão e agora aparece 2 pontos percentuais à frente de Romney (30% x 28%) na pesquisa nacional divulgada na segunda-feira pelo Pew Research Center.

Na pesquisa Gallup em nível nacional Santorum está apenas 2 pontos percentuais atrás de Romney (32 x 30), mas ele lidera por 15 pontos em Michigan, onde Romney nasceu e era antes visto como favorito.

Com uma campanha mais rica e bem organizada, Romney é visto há meses como favorito para vencer a disputa e enfrentar o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, na eleição de 6 de novembro. Mas na semana passada ele sofreu derrotas surpreendentes para Santorum em três Estados. "É uma verdadeira ameaça para esse tipo de inevitabilidade que Romney estava tentando projetar há poucas semanas", disse Christopher Arterton, professor da Universidade George Washington.

Eleitores conservadores que consideram Romney moderado demais podem estar se aglutinando em torno de Santorum, que parece se beneficiar das recentes polêmicas entre republicanos e democratas a respeito de aborto, casamento gay e contracepção.

Santorum nunca escondeu posicionamento anti-imigrante

Durante discurso na cidade de Spencer – IA, Rick Santorum afirmou que não é aceitável ter compaixão por pessoas que estão indo contra as leis do país. “Você não pode estar aqui por 20 anos tendo cometido apenas um ato ilegal. O fato de você estar em situação ilegal, faz com que tudo que você faça seja ilegal também” disse ele a um repórter local. “ Eu compreendo quando o (pré-candidato) Gingich afirma que temos essas pessoas aqui que são bons residentes e pagam os seus impostos. Mas claro, tudo isso utilizando algum Social Security Number roubado” completou o pré-candidato.

Fonte: (DA REDAÇÃO)