Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/04/2012 as 12:00am

Discurso para o brinde do almoço entre Dilma e o Gov. Deval Patrick

Discurso para o brinde do almoço entre Dilma e o Governadort Deval Patrick

"Tenho muita satisfação em estar aqui em Massachusetts. Durante sua rica história, este estado tem sido fonte de inspiração na promoção da democracia e dos direitos humanos – temas que me são particularmente caros e que são igualmente de seu especial interesse, Senhor Governador.

Lembro, nesse sentido, ter sido a Constituição de Massachusetts de 1780 a primeira a declarar os direitos universais, servindo assim de exemplo para outras que se lhe seguiriam.

Recentemente reli “A Educação de Henry Adams”, escrita pelo neto do principal redator dessa famosa constituição, o Presidente John Adams, e apreciei a fascinante descrição da política e do mundo cultural de Boston e Cambridge no século XIX.

Mas Massachusetts merece elogios não apenas por ser terra de grandes estadistas ou por haver exercido importante papel histórico. Estamos em um estado que apresenta crescimento econômico dos mais acelerados do país e taxa de desemprego inferior à média nacional. Um verdadeiro pólo de educação e inovação, como podemos perceber pela concentração de centros universitários ao redor dessa capital.

Massachusetts pode ser considerado um dos mais brasileiros dos Estados norte-americanos, já que a maior comunidade estrangeira aqui residente é a de nossos concidadãos. É também um dos estados mais lusófonos. Graças a presença de brasileiros, portugueses e caboverdeanos, português é a segunda língua mais falada em Massachusetts.

Quero agradecer-lhe, Senhor Governador, pela sensibilidade que sei que o senhor tem mostrado para com os desafios cotidianos que enfrentam os imigrantes.

Acompanhamos de perto as dificuldades que a crise econômica trouxe, a partir de 2008, aos brasileiros que aqui residem e temos buscado adotar medidas para auxiliar tanto os que pretendem ficar quanto os que vêem nesse momento a hora certa para concretizar os planos de voltar ao Brasil.

Foi nesse espírito de apoio à comunidade brasileira, que se organizou, com a participação de diversos parceiros do governo e da sociedade civil, a I Semana do Trabalhador Brasileiro, que ofereceu assistência e informações trabalhistas locais e sobre retorno aos brasileiros residentes em diversas cidades da Grande Boston.

O estado de Massachusetts, e a proximidade entre nossas comunidades, muito pode contribuir para o projeto de desenvolvimento que temos para o Brasil. O potencial de cooperação entre nós é enorme.

A promoção do desenvolvimento científico-tecnológico constitui uma prioridade de meu Governo. É uma tarefa decisiva para o salto de competitividade que o Brasil precisa dar.

Hospedando um número significativo de instituições universitárias, grande parte das quais de renome internacional, este estado tem muito a oferecer ao nosso programa Ciência sem Fronteiras, e a outras vertentes da cooperação Brasil-EUA em Ciência, Tecnologia e Inovação. 

E isso já vem ocorrendo. É muito auspicioso o apoio já antecipado pelo senhor ao Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive por meio da criação de um “pool” de vagas para brasileiros em uma rede de centros universitários deste estado.

Saúdo, particularmente, os acordos de cooperação que serão firmados pela  Capes e pelo CNPq com a Universidade de Harvard. Vislumbro desde já novos projetos, por exemplo, entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o MIT. Não posso deixar de recordar e homenagear o apoio que o MIT ofereceu à própria construção do ITA. Esse é o exemplo da cooperação que pretendemos.

Estou certa de que, em sua visita ao Brasil, em dezembro último, o senhor terá tido ocasião de identificar oportunidades de cooperação tanto no campo acadêmico como em comércio e investimentos.

As parcerias estabelecidas quando de sua visita ao Brasil, como aquela entre a EMBRAPA e a Universidade de Massachusetts, prenunciam muitas outras.

Ontem, em Washington, o Presidente Obama e eu conversamos sobre temas da rica e diversificada agenda da cooperação bilateral. Encerrei, na Câmara de Comércio, seminário sobre “Brasil-Estados Unidos: Parceria para o Século XXI”.

Hoje, ao encontrar-me com o senhor e com a comunidade acadêmica de Harvard e do MIT, especialmente com os brasileiros que frequentam essas instituições, vejo delinear-se mais clara e mais fortemente essa parceria para o século XXI.

Esse é o caminho que vislumbro para a cooperação entre nossos países e sei que conto com o seu apoio e o do estado de Massachusetts para avançarmos nessa direção.

Gostaria, assim, de convidar todos a erguerem um brinde em homenagem ao Governador Deval Patrick e pela grandeza e prosperidade desse notável estado de Massachusetts.

Muito obrigada".

Dilma Rousseff

Governador recebe presidente brasileira na State House

Em continuação ao plano de expansão de oportunidades de desenvolvimento econômico global de Massachusetts, o Governador Deval Patrick recebeu hoje a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no Palácio de Governo, na última etapa do programa de relacionamento entre Brasil e Massachusetts.

A visita da Chefe de Governo brasileira ao Estado americano faz parte da missão comercial iniciada pelo Governador Patrick em dezembro de 2011, que acelerou o fortalecimento das relações entre Massachusetts e o Brasil, país que ocupa, hoje, a posição de sexta maior economia do mundo.

“Foi uma honra e um prazer receber a Presidente Rousseff em nosso Estado, e agradecemos muito pela visita”, disse o Governador Patrick. “Esperamos que nossa relação com o Brasil fique mais forte à medida que Massachusetts cresce em importância na economia global.”

Hoje de manhã, o Governador e centenas de alunos de escolas e comunidade brasileira em Massachusetts esperavam a Presidente Rousseff no Palácio do Governo.

O Governo Patrick conduziu a Presidente pela entrada do palácio, uma tradição reservada a chefes de Estado.

Após uma reunião privada com a Presidente e sua comitiva, o Governador Patrick participou de um almoço oficial do qual participaram a chefe de Estado Brasileira, sua comitiva e líderes da economia de inovação de Massachusetts.

A visita de hoje é uma das únicas paradas da Presidente brasileira em seu roteiro de viagem nos Estados Unidos, que também uncluiu um encontro com o Presidente Obama em Washington, D.C. Também pe a etapa mais nova de uma relação que cresce rapidamente entre Massachusetts e o Brasil. Em 2011, Massachusetts exportou mais de US$ 450 milhões em produtos e serviçoes para o Brasil, com mais de US$ 130 milhões em importações daquele país.

Depois de uma reunião com autoridades brasileiras em Massachusetts no último outono, o Governador Patrick liderou uma comitiva de 50 pessoas, composta por líderes de instituições governamentais, de ensino e de negócios, que viajou ao Brasil em dezembro do ano passado para destacar o objetivo, comum ao país sul-americano e ao Estado norte-americano, de fomentar suas economias de inovação.

Durante a missão comercial, o Governador Patrick participou de programas de lançamento de negócios, como o inovador centro de pesquisa de Big Data da EMC na Universidade Federal  do Rio de Janeiro e uma reunião entre dirigentes de empresas startups da Endeavor Brazil e MassChallenge. O Governo também anunciou uma parceria entre Akamai Technologies, de Massachusetts, e a operadora de TV Sky, além de uma parceria agrícola entre a Umass – Amherst e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a EMBRAPA.

A missão comercial também teve como foco realçar a importância da educação e da qualificação da força de trabalho através do programa TOP USA-Massachusetts, que promove o intercâmbio entre professores e alunos de universidade brasileiras e instituições americanas, incluindo o sistema Umass.

Fonte: (DA REDAÇÃO)

Top News