Publicado em 11/07/2014 as 12:00am

Los Angeles se nega a entregar imigrantes indocumentados

Decisão saiu na segunda-feira (7), pelo menos outras duzentas cidades nos EUA já fizeram o mesmo

A cidade de Los Angeles (CA) anunciou na segunda-feira (7) que não vai mais prender imigrantes indocumentados e entregá-los ao ICE (Polícia de Imigração). A prática até então era, mesmo em delitos menores como dirigir sem carteira de motorista, os policiais tinham que manter sob custódia a pessoa que não comprovasse estar legal no país e entregá-la aos oficiais do ICE. Segundo a administração da cidade, se não houver um pedido de prisão preventiva o imigrante será liberado. 

Los Angeles é a maior cidade do estado da Califórnia e a segunda mais populosa dos Estados Unidos, perdendo apenas para New York. Em 2010, o censu mostrou que L.A. tinha 3,7 milhões de habitantes.

O prefeito da cidade, Erick Garcetti e o chefe de polícia, Charlie Beck, disseram durante o anúncio da nova medida que se basearam na decisão recente de um juiz no Oregon apontando que ‘segurar’os imigrantes para entregá-los ao ICE era inscontitucional. Houve casos em que imigrantes foram mantidos presos naquele estado por duas semanas a espera dos oficiais do ICE, mesmo não tendo cometido crime grave. 

Em um documento oficial, prefeito e chefe de polícia, afirmam que “enquanto a corte americana não emitir um julgamento claro sobre o assunto, a cidade de Los Angeles vai, imediatamente, suspender a detenção de imigrantes a pedido do ICE”.

Los Angeles não está sozinha nesta decisão. Além da cidade, pelo menos outras duzentas nos EUA têm feito o mesmo. (
NPR E NBC)

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News