Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/08/2014 as 12:00am

Petição para brasileiros no exterior possam votar em Dep. Federais e Senadores

Uma campanha iniciada pela Casa do Brasil, sediada na Inglaterra, tem como objetivo mobilizar os milhões de brasileiros que vivem fora do Brasil a lutar pelo direito de votar em senadores e deputados federais.

Uma campanha iniciada pela Casa do Brasil, sediada na Inglaterra, tem como objetivo mobilizar os milhões de brasileiros que vivem fora do Brasil a lutar pelo direito de votar em senadores e deputados federais. Para isso, a ONG criou uma petilção online onde as pessoas que residem no exterior poderão assinar. O abaixo-assinado está disponível no link http://chn.ge/1oZbBx4.

A legislação vigente permite que os brasileiros que estão fora do Brasil possam votar apenas para o cargo de Presidente da República. A estimativa é que a população brasileira no exterior esteja em torno de 2,5 milhões de pessoas.

Para defender a sua posição, o presidente da Casa do Brasil, Carlos Mellinger, afirma que os brasileiros residentes no exterior têm planos de voltar ao Brasil depois de juntar dinheiro ou com seguir seus objetivos. Outro ponto que deve ser analisado em relação à participação desta comunidade nas eleições brasileiras como um todo, é o fato de que ela movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões por ano, em remessas.

Assim que tomou conhecimento da campanha, o pastor Walter Mourisso, que é candidato a Deputado Federal por Minas Gerais decidiu abraçar a causa e promove-la nos Estados Unidos. Ele vai divulgar o site com a petição em seus grupos, nas reuniões que participar e tentar conseguir o máximo de assinatura possível.

Mourisso elogia a atitude da Casa do Brasil, pois os brasileiros que vivem no exterior “devem ter o direito de escolher não apenas o presidente, mas participar na escolha de todos os cargos eletivos”. Ele ressalta que a morosidade do governo brasileiro em aprovar um projeto que permita um candidato no exterior foi o ponto chave para que ele se lançasse em Minas.

O candidato acrescenta que a população brasileira fora do Brasil é maior do que muitos estados brasileiros. “Por isso ela precisa de um representante que fale a sua língua e possa lhe representar de maneira certa”, continua.

Em relação à campanha, Mourisso acredita que possa ser um caminho para que os brasileiros no exterior tenham uma participação maior ao exercer a sua cidadania. “Nós queremos escolher quem vai comandar não apenas o Brasil, mas quem criará leis e ajudará em projetos que nos beneficie”, conclui.

Para assinar a petição para que brasileiros no exterior possam votar é só entrar no link http://chn.ge/1oZbBx4. Para saber mais sobre a campanha de Mourisso é só acessar www.gowalter.com.

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News