Publicado em 10/10/2014 as 12:00am

Imigrantes em CT começam aplicar para "Driver license" em janeiro

Os imigrantes indocumentados que vivem em Connecticut poderão aplicar para a carteira de motorista a partir de janeiro de 2015.

Os imigrantes indocumentados que vivem em Connecticut poderão aplicar para a carteira de motorista a partir de janeiro de 2015. O candidato deverá apresentar dois documentos de residência que provem que ele mora no estado há mais de três meses. Além disso, no processo deve constar dois documentos com fotos e três folhas da aplicação online.

Entre os documentos aceitos está uma carteira de motorista emitida no país de origem do candidato, bem como título de eleito, certidão de casamento emitido por qualquer estado norte-americano, certidão de batismo ou documento similar. Também consta na lista o passaporte (não deve ter mais de três anos).

Entre os documentos que podem provar a residência no país estão contas de água, luz, gás, telefone, contas em bancos, planos de saúde, hipoteca da casa, entre outros. Para saber mais sobre o assunto é só acessar o site www.ct.gov/dmv e clicar no link Drive Only.

Segundo as informações, o processo vai ter início com testes de visão e conhecimentos. O horário, data e local serão previamente agendado com o candidato.

Chamado de Drive Only program, estão fora do programa imigrantes já legalizados, cidadãos estadunidenses e quem possui Visto B1 ou B2.

Estas aplicações poderão ser feitas através da internet, a partir do dia 1º de janeiro e o candidato deverá responder a 25 perguntas, sendo obrigado acertar pelo menos 20. Depois disso, será emitida uma permissão de 90 dias para que ele possa dirigir.

Após este período, o candidato deverá agendar o Teste de Direção (Road Test), que será feito nas ruas. Após ser aprovado, o imigrante terá o “permit” provisório substituído por uma licença normal.

Uma das vantagens é que o imigrante poderá registrar o seu próprio carro, pois em CT ainda não é permitido o registro com o uso da carteira de motorista do país de origem, como acontece em outros estados.

Mais informações como obter os manuais em português e 260 perguntas que podem cair no teste, é só entrar em contato com a Epoch Language School, em Danbury e Bridgeport. O telefone de contato é 203-826 4070.

Fonte: Da Redação