Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/12/2020 as 1:30pm

Pirâmides com criptomoedas: como investir sem cair em golpes?

O investimento em criptomoedas, apesar da volatilidade, atrai muitos investidores que querem assumir o risco em busca de ganhos substanciais. No entanto, golpistas se aproveitam disso para enganá-los.

Pirâmides com criptomoedas: como investir sem cair em golpes? O Bitcoin, recentemente decolou e ultrapassou a marca dos R$ 80 mil pela primeira vez

A mais popular criptomoeda do mundo, o Bitcoin, recentemente decolou e ultrapassou a marca dos R$ 80 mil pela primeira vez. Como todo ativo com ganhos incríveis em pouco tempo, cresceu o número de investidores e recém-chegados no mercado financeiro interessados nele. Não só o Bitcoin, como também outras criptomoedas – conhecidas como Altcoins – têm atraído a atenção dos brasileiros

Esse é um momento de cautela. É preciso ter atenção a métodos de investimento que condizem com a realidade. Um exemplo de investimento seguro em Bitcoin e outras moedas é o trading de criptomoedas, que efetivamente opera com Bitcoin e Altcoins em busca de ganhos.

Como funcionam as pirâmides?

A melhor maneira de evitar esquemas fraudulentos é conhecer como eles funcionam. Para sorte dos novatos, é muito fácil identificar quando se trata de uma pirâmide financeira. Elas não operam exclusivamente com a promessa de investimento em criptomoedas, mas esse tem sido o alvo principal dos golpistas.

Não adianta se prender a nomes, pois grupos como o DSHUPP vêm e vão todos os dias. Em geral, pirâmides financeiras possuem as seguintes características:

Promessa de grandes ganhos – não só 1% ao dia, como também mais de 1% ao mês, o que superaria muitas carteiras convencionais.
Busca por novos integrantes, que são quem realmente banca a pirâmide.
Falsa promessa de ganhos sem esforço algum – não há investimento real, os ganhos vêm dos entrantes.
Na presença de somente uma das características acima, mantenha distância. É o suficiente para não cair em golpes de pirâmide financeira, restando apenas investir da maneira correta.

Como então investir em criptomoedas sem riscos?

Antes, é preciso reforçar que o investimento em um ativo tão instável como o Bitcoin e outras criptomoedas é sinônimo de risco. Os valores tanto sobem e disparam, como aconteceu recentemente, quanto podem cair a qualquer momento. É impossível prever o comportamento do mercado, e é justamente dessa imprevisibilidade que traders se beneficiam.

Existem duas maneiras de investir de verdade, sem o risco do golpe, em Bitcoins e outras criptomoedas:

Por conta própria. Depende de o investidor decidir se será ativo, atuando como trader, ou se simplesmente deixará o dinheiro investindo aguardando maiores retornos.

Por meio de fundos. Diferentemente das empresas de pirâmide, fundos registrados e certificados investem de verdade em criptomoedas e não possuem nenhuma das características mencionadas no tópico anterior. Possuem taxas e não há garantia de retorno, mas não é necessário fazer nada além de investir

Como funciona o investimento por conta própria?

No caso de decidir investir em criptomoedas, seja como trader ou como investimento de longo prazo, é preciso duas coisas. A primeira é criar uma conta em uma corretora de criptomoedas confiável, e isso exige alguma pesquisa. Em seguida, deve-se buscar uma carteira física e/ou digital onde serão guardadas as criptomoedas.

É por meio da corretora que se compram e vendem criptomoedas diretamente com outros investidores. A responsabilidade é maior, assim como o controle sobre o investimento.

Como funciona o investimento por meio de fundos?

Os fundos de criptomoedas são a versão legal e sem golpes das pirâmides financeiras. Realmente investindo o dinheiro que é aplicado neles, tanto obtém-se ganhos como perdas (até o total investido). Em outras palavras, funciona como um fundo de ações ou títulos variados, só que com base em criptomoedas.

Por meio de corretoras também utilizadas por outros ativos, pode-se navegar por esses fundos e escolhê-los com base em:

- Taxa de administração e performance
- Indexador a que está atrelado o fundo
- Características, como tese de investimento e proposta
- Como qualquer outra forma de investimento, exige ponderação e estudo.

Jamais comece a investir, especialmente em um ativo tão volátil, sem entender do que se trata. Os investimentos fáceis são característicos de golpes – não se esqueça disso!

O que absorver de tudo isso?

As criptomoedas podem sim ser um investimento interessante, que variam conforme o humor do mercado e as movimentações políticas, mas não existem garantias. Nunca acredite em promessas de ganhos, pois nem especialistas podem prever com certeza qualquer tipo de renda variável. Mantendo-se longe desses esquemas, especialmente se estimulam o convite a novos entrantes, o investidor não correrá o risco de sumirem com o seu dinheiro.

Fonte: Da redação

Top News