Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/03/2024 as 2:30am

(Coluna Liza Andrews) Autoajuda - Buraco Negro: Como Lutar Contra os Seus Vícios

O impacto sem precedentes da pandemia de COVID-19 levou a um aumento alarmante nas taxas de...

(Coluna Liza Andrews) Autoajuda - Buraco Negro: Como Lutar Contra os Seus Vícios Quando o Vício Te Afunda

O impacto sem precedentes da pandemia de COVID-19 levou a um aumento alarmante nas taxas de dependência química e outros vícios em todo o mundo. Esta crise global de saúde não apenas afetou o corpo físico, mas a saúde mental. E à medida que —quatro anos depois —o mundo continua a lidar com as consequências da pandemia, o aumento do abuso de substâncias tornou-se uma preocupação urgente que exige atenção imediata.

A incerteza econômica e o estresse causados desde o aparecimento dessa nova —e assustadora— doença, somados à necessidade de uma quarentena criaram um terreno fértil para o florescimento das dependências. Os longos períodos de isolamento foram agravados pelo  fechamento dos sistemas de apoio social. Com acesso limitado aos cuidados de saúde e interrupções nos serviços de tratamento, pessoas que já lutavam contra a dependência se encontraram em uma posição ainda mais vulnerável.

Especialistas sugerem que a interrupção repentina na rotina diária, aliada à ansiedade e à depressão induzidas pela pandemia, levaram muitos indivíduos a buscar consolo em substâncias como álcool, drogas e até mesmo jogos de azar. A falta de interação social e o acesso reduzido a atividades recreativas têm exacerbado ainda mais o problema, gerando comportamentos de autoconforto que podem rapidamente sair do controle. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em junho de 2020, 13% dos americanos relataram ter iniciado ou aumentado o uso de substâncias como forma de lidar com o estresse ou emoções relacionadas ao COVID-19. O problema é que para muitos, isto não parou após o fim da pandemia. Além do mais, o número de pessoas que procuram ajuda para questões relacionadas à dependência não é necessariamente o mesmo das que sofrem do problema.      

Onde Encontrar Apoio Gratuito

Se você identificou que sofre ou conhece alguém que está sofrendo deste mal, saiba que é uma estatística comum no momento atual. Não se envergonhe, procure ajuda. Seja qual for o tipo de vício, Nova Iorque e outros estados americanos oferecem suporte gratuito—e o mais importante, de forma anônima. Mesmo que você seja um imigrante ainda não regularizado.

Os encontros presenciais e o contato com um “patrocinador” — uma espécie de padrinho recuperado do vício em questão—para acompanhá-lo, tende a maximizar suas chances de remissão. Através de uma pesquisa rápida online, é possível encontrar locais que oferecem reuniões de apoio para diversos tipos de vícios.

Em Nova Iorque, os alcoólicos e narcóticos anônimos geralmente estão presentes numa variedade de bairros e horários para encontros presenciais. E caso você não tenha conhecimento, existem grupos também para pessoas que não conseguem se controlar diante de vícios como: jogos de azar, gastando todo o seu dinheiro e criando dívidas; sexo, destruindo seus relacionamentos e adquirindo doenças; e codependentes emocionais, pessoas que se apaixonam por parceiros tóxicos, abusivos ou se autodestroem em nome do amor. O Co-Dependentes Anônimos (CoDA) cuida do último caso, mas mulheres têm um grupo ainda mais específico tratando das relações amorosas destrutivas. O Women Who Love Too Much (Mulheres que Amam Demais) anônimas. Estes grupos foram iniciados após o enorme sucesso do livro de mesmo nome da terapeuta matrimonial e familiar Robin Norwood, que trabalhou na área do vício por anos.

Mais do que um espaço seguro, onde você poderá desabafar e discutir suas dificuldades com vítimas do mesmo problema; nos grupos você receberá incentivo e um método para tentar vencer o vício. Todos, ou a maioria dos grupos de apoio, ensinam um processo prático de 12 passos. É importante consultar as diretrizes específicas do programa ou buscar orientação profissional para obter informações precisas. Em geral, estes são os passos para guiá-lo:

1.Reconhecer que você é impotente em relação à sua dependência e que sua vida se tornou incontrolável.

2.Independente da sua fé, o segundo passo envolve reconhecer a necessidade de um poder superior para ajudar a restaurar a sanidade, e fornecer apoio na superação da dependência.

3.Tomar a decisão consciente de entregar o controle da sua vida a um poder superior, conforme você o entende.

4.Fazer um inventário minucioso e honesto de si mesmo, incluindo pontos fortes e pontos fracos.

5.Admitir para si mesmos, para um poder superior e para outra pessoa a natureza exata de seus erros.

6.Estar completamente disposto a ter um poder superior removendo todos os defeitos de caráter.

7.Humildemente pedir a um poder superior para remover suas deficiências.

8.Fazer uma lista de todas as pessoas prejudicadas durante a dependência e estar disposto a reparar os danos causados a elas.

9.Fazer reparações diretas a essas pessoas, exceto quando isso as prejudicaria ou prejudicaria outras pessoas.

10.Continuar fazendo um inventário pessoal e admitam prontamente quando estão errados.

11.Buscar conexão espiritual. Neste passo, os indivíduos procuram melhorar seu contato consciente com um poder superior por meio de oração e/ou meditação.

12.Levar a mensagem de recuperação a outras pessoas que sofrem de dependência e praticar esses princípios em todas as áreas da vida. Quem ensina, aprende mais.

Um dos principais desafios enfrentados pelos prestadores de serviços de tratamento de dependência durante a pandemia foi a mudança para serviços online. Embora essas plataformas tenham se mostrado eficazes para alguns, elas podiam não ser acessíveis ou adequadas para todos. A falta de suporte e aconselhamento presenciais tornou difícil para as pessoas necessitadas receberem a orientação e motivação necessárias para superar a dependência.

Sem dúvida, a recessão econômica resultante da pandemia adicionou uma camada extra de complexidade à crise de dependência. Perda de empregos, insegurança financeira e aumento dos níveis de estresse alimentaram o desejo de escapar da realidade por meio de comportamentos viciantes.

Infelizmente, a economia ainda não se recuperou por completo dos efeitos da pandemia, e sem recursos financeiros adequados, as pessoas podem encontrar dificuldades para acessar suporte essencial para se libertarem de sua dependência. Reconhecendo a urgência da situação, governos e instituições de saúde têm tentado priorizar programas de prevenção e tratamento da dependência. Campanhas de educação, programas de alcance comunitário e desestigmatização da dependência para garantir que os necessitados recebam a compreensão e compaixão necessárias para uma recuperação bem-sucedida.

Lembre-se de procurar ajuda e ajudar outros em sua comunidade que estejam embaraçados ou com medo de dar o primeiro passo para sair do buraco negro. Fechar-se ou negar o problema são as sementes da desgraça. Foi exatamente a combinação de isolamento, ansiedade e acesso limitado ao tratamento que criaram o cenário perfeito para os vícios prosperarem.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News