Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/05/2024 as 4:00pm

Coluna Coração em Sintonia

Dr. Gian Lima é médico cardiologista, formado pela Universidade de Pernambuco e residência...


Dr. Gian Lima é médico cardiologista, formado pela Universidade de Pernambuco e residência em clínica médica e posteriormente cardiologia pela University of Connecticut. Autor de diversos artigos publicados e trabalhos apresentados em conferências internacionais, Dr. Gian Lima traz toda a sua experiencia para a coluna “Coração em Sintonia”, com objetivo de esclarecer assuntos importantes para saúde cardiovascular de seus leitores, além de estimular mudança de hábitos para uma vida mais saudável.

Instagram @gianlima87

Juvenal avisou
Ao apertar minha mão antes de sair do consultório ao fim da consulta, um paciente para lá de estressado dá um sorriso amarelo e confessa: "Doutor, eu sei que não vou parar de me estressar no trabalho, porque o estresse está na minha genética. Todo mundo na minha família é estressado."

Isso me fez refletir um breve momento sobre o assunto. A importância do estresse emocional e suas consequências em nossa saúde vem sendo descrita há pelo menos 2200 anos.

Certa vez, na antiga Roma, aproximadamente 200 anos antes do nascimento de Cristo, o poeta Juvenal escreveu:

"Você deve orar por uma mente sã em um corpo são. Peça um coração forte que não tenha medo da morte e considere a duração dos dias o menor dos presentes da natureza. Que não conhece a ira nem o desejo, e considere que o sofrimento e o trabalho árduo de Hércules mais importante do que os banquetes e almofadas felpudas de Sardanápalo. Certamente, o único caminho para uma vida de paz é a virtude."

Juvenal da Roma antiga já sabia que a saúde mental era fundamental para a nossa saúde do corpo. Agora acelere o tempo 2190 anos. Em 1990, no Japão, foi descrita a famosa "Síndrome do Coração Partido", também chamada de "Cardiomiopatia de Takotsubo", uma palavra japonesa que se refere a uma armadilha usada por pescadores para capturar polvo e se assemelha ao formato do coração afetado por essa síndrome. Em poucas palavras, mesmo as pessoas com coração totalmente saudável, sem obstrução nas artérias coronárias, estão sob risco de "ataque cardíaco" em situações de estresse emocional extremo (exemplo, a perda de um ente querido). Esse ataque cardíaco simula exatamente os mesmos sintomas e anormalidades dos exames cardíacos de um infarto do miocárdio "tradicional", ou seja, aquele causado pela nossa velha conhecida doença coronariana (placas de gordura nas artérias do coração). A conexão mente-corpo é muito mais íntima do que muitos imaginam.

Seguindo os mesmos conceitos da filosofia do nosso amigo Juvenal da Roma antiga, recentemente, no congresso americano de cardiologia realizado em Atlanta, foram divulgados os resultados de uma pesquisa muito interessante, realizada por cardiologistas brasileiros, chamada "FEEL Study". Nesse estudo, um grupo de 50 pacientes hipertensos recebeu mensagens e vídeos diários estimulando otimismo, espiritualidade, gratidão e bem-estar emocional. Em algumas ocasiões, esses pacientes eram solicitados a realizar tarefas simples como escrever cartões de gratidão. Os investigadores então compararam esse grupo com outros 50 pacientes igualmente hipertensos, mas que não receberam esse mesmo estímulo. Ao final de 12 semanas, o grupo que recebeu mensagens focando a saúde mental apresentou uma redução de 7,6 mmHg na pressão arterial sistólica, comparada com praticamente nenhuma alteração no outro grupo. A magnitude dessa redução de pressão arterial é significativa, comparável a algumas drogas anti-hipertensivas, por exemplo.

Juvenal da Roma antiga provavelmente não tinha conhecimento sobre a Cardiomiopatia de Takotsubo e nem tinha observado a redução da pressão arterial em pacientes que receberam vídeos de bem-estar mental. Mesmo assim, seu decreto "mente sã, corpo são" permanece mais atual do que nunca.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News