Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4209

Última Edição #4209

BT MAGAZINE

Revista # 73

Última Edição #73

ANCELOTTI PREPARA PRÉ-LISTA PARA A SELEÇÃO 

Mesmo ainda sob contrato com o Real Madrid, o técnico italiano Carlo Ancelotti já deu o pontapé inicial em sua preparação para comandar a seleção brasileira nos próximos e importantes confrontos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.      

A seleção brasileira terá dois compromissos cruciais em junho pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O primeiro desafio será contra o Equador, no dia 5, às 20h (de Brasília), fora de casa, no Estádio Monumental de Guayaquil. Cinco dias depois, a Canarinho receberá o Paraguai na  Arena do Corinthians, em São Paulo, às 21h45 (de Brasília). O Brasil atualmente é o quarto na classificação, com 21 pontos. Seis seleções se classificam diretamente para o Mundial do ano que vem, no Canadá, EUA e México.

Da pré-lista, já se sabe que fazem parte pelo menos sete nomes, como os de  Neymar, do Santos, e os de seis atletas do Flamengo: Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro. Neymar não veste a camisa amarela desde outubro de 2023, quando da derrota brasileira para o Uruguai nas Eliminatórias, por 2 a 0. Gerson, Léo Ortiz e Wesley estiveram na convocação da última Data Fifa, ao passo que Danilo foi cortado por causa de uma lesão. Recentemente recuperado de grave lesão no joelho, Pedro não vem sendo convocado desde setembro do ano passado.

As informações sobre a pré-lista, quebrando a rotina de discrição adotada em outras pré-convocações, ganharam destaque pela participação ativa de Ancelotti na definição dos nomes, mesmo à distância. Em reuniões estratégicas com Rodrigo Caetano, diretor executivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e ao ex-jogador Juan Santos, coordenador técnico, realizadas em Madri, o treinador relacionou os jogadores que podem integrar a lista final.

O treinador vai assumir o comando da seleção na segunda-feira, dia 26 de maio.  Diferentemente do que ocorreu na Data Fifa de março, quando a pré-lista foi divulgada publicamente por decisão do então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, Ancelotti optou pela confidencialidade neste momento. O técnico manifestou a Caetano e a Juan sua preferência pela discrição, e a CBF acatou o pedido. Os clubes dos jogadores pré-selecionados receberiam a comunicação oficial até o último domingo, dia 18, um procedimento padrão que visa garantir a liberação dos atletas em tempo hábil. No entanto, a relação definitiva dos convocados só será anunciada no dia 26.

Apesar da liderança de Ancelotti na escolha dos nomes, a montagem inicial da pré-lista teve a participação ativa de Rodrigo Caetano, com o suporte do ex-craque Juan. A viagem dos dirigentes à Espanha também teve como objetivo apresentar a relação ao técnico italiano e debater sobre as opções.

A movimentação de Ancelotti nos bastidores da seleção ocorre em um momento de instabilidade política na CBF. Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência por decisão judicial na última quinta-feira (15), e uma nova eleição para o comando da entidade está marcada para o domingo, dia 25 de maio. As chapas para a presidência poderiam ser registradas até a última terça-feira, dia 20 de maio.

Presidente afastado da CBF, Rodrigues apresentou petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) desistindo da disputa jurídica em torno da presidência da entidade, um dos obstáculos legais para a eleição de Samir Xaud. Presidente da Federação de Roraima, Xaud é o candidato único.

MARTA É ELEITA A MELHOR  DE TODOS OS TEMPOS

Depois e ter sido escolhida  a melhor jogadora de futebol feminino em seis temporadas, a craque brasilira Marta foi eleita na última segunda-feira, dia 19, a  maior atleta da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A mesma entidade divulgou o top-10 da modalidade.

Baiana, a desportista de 39 anos segue em atividade no Orlando Pride, que disputa a National Women’s Soccer League (NWSL), dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio de Melhor do Mundo da Fifa, com seis conquistas: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.

Marta retornou à seleção brasileira para os amistosos contra o Japão, que serão disputados nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo. Com a Seleção, a brasileira conquistou três títulos da Copa América Feminina, um vice-campeonato Mundial, dois Jogos Pan-Americanos e três medalhas de prata nos Jogos Olímpicos.

 “Eu estive com a Marta, conversei com ela recentemente, que se colocou à disposição para ajudar a Seleção Brasileira, enquanto estiver atuando em alto nível, como está. A Marta tem feito uma grande temporada, tem sido muito importante para o seu clube, que é campeão da Liga Americana”, afriou recentemente o técnico da seleção, Arthur Elias, sobre a nova convocação da camisa 10. “A presença dela em algumas convocações é muito importante para as jogadoras mais jovens, para essa renovação que está sendo feita na Seleção. Eu vejo como algo importante a contribuição dela não só dentro do campo, mas para o nosso ambiente nesse momento pré-Copa América.”

Também na última segunda-feira, a federação divulgou a relação das dez melhores atletas, em lista que é dominada por atletas dos Estados Unidos. A espanhola Aitana Bonmatí, eleita atual melhor do mundo na última temporada, aparece na décima posição. A relação da  IFFHS é a seguinte: 1.  Marta (Brasil); 2. Mia Hamm (Estados Unidos); 3. Christine Sinclair (Canadá); 4. Kristine Lilly (Estados Unidos); 5. Michelle Akers (Estados Unidos); 6. Sun Wen (China); 7.  Homare Sawa (Japão); 8.  Heidi Mohr (Alemanha); 9. Birgit Prinz (Alemanha); e 10.  Aitana Bonmatí (Espanha).

Marta está atuando pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos

Foto: Divulgação

ISAQUIAS QUEIROZ BRILHA EM COPA DO MUNDO NA HUNGRIA

O multimedalhista olímpico Isaquias Queiroz voltou a mostrar sua força nas águas internacionais ao conquistar, neste sábado, dia 17, a medalha de ouro na prova dos 500 metros da categoria C1 (canoa individual) na etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade, realizada em Szeged, na Hungria. O canoísta baiano, de 31 anos, completou o percurso em impressionantes 1min47s80, reafirmando seu domínio na modalidade.

A vitória marca o retorno triunfal de Isaquias a competições fora do Brasil desde os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, onde faturou a prata nos mil metros do C1. O ouro em Szeged demonstra que o atleta de Ubaitaba segue em excelente forma e com foco total nos próximos desafios.

Em suas primeiras palavras após a vitória, Isaquias Queiroz expressou sua alegria na caminhada rumo às Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, nos EUA:

“Não poderia faltar esta medalha né? Quero mandar um abraço a todo o Brasil e agradecer à torcida”.

Com cinco medalhas olímpicas na bagagem – um ouro, três pratas e um bronze – Isaquias Queiroz continua a escrever seu nome na história da canoagem brasileira e mundial. A performance em Szeged é um importante passo na preparação para os Jogos de Los Angeles-2028, mantendo os olhos dos fãs do esporte voltados para o talento inigualável do canoísta baiano.

Outro talento brasileiro, o jovem Gabriel Assunção, de apenas 20 anos, também marcou presença na final do C1 500m, terminando a prova em uma respeitável quinta colocação, em 1min50s17. A prata ficou com o russo Zakhar Petrov, competindo como atleta neutro, e o bronze foi para o romeno Catalin Chirla.

Isaquias Queiroz celebra a vitória — Foto: divulgação

LÁ EM MINAS

AMÉRICA – Pela Série B do Brasileirão, na última segunda-feira, dia 19, o  América perdeu para o Coritiba por 1 a 0, gol de Sebastián Gómez, na casa do adversário. Com isso, o Coelho segue sem vencer fora de casa e ainda se aproximou da zona de rebaixamento. Está na  14ª posição, com 10 pontos, apenas quatro a mais que o Volta Redonda, o primeiro dentro do Z4.

ATLÉTICO – Pela terceira fase da Copa do Brasil, o alvinegro  vai receber o time paranaense do Maringá nesta quarta-feira, dia 21, às 21h30m, na Arena do Galo, precisando da vitória para se classificar. No jogo de ida, em Maringá, houve empate em 2 a 2. Nova igualdade no placar levará a disputa para os pênaltis.

CRUZEIRO – Pela Copa do Brasil, a equipe celeste vai voltar a campo na quinta-feira, dia 22, quando vai se defrontar com o Vila Nova, de Goiás, no Serra Dourada, pela terceira fase da competição. A equipe celeste precisa apenas do empate para seguir adiante no torneio, já que venceu o jogo de ida, em casa, por 2 a 0.

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

Rádio BT
×