A diretora interina do ICE em Boston, Patricia H. Hyde, reforçou a posição da agência e alertou que esse tipo de desinformação coloca em risco tanto a segurança dos agentes quanto a tranquilidade da comunidade.
Publicidade
Publicidade
ICE nega boatos de perseguição a babás em parques de Boston (MA)

O escritório regional do Departament de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) em Boston (Massachusetts) negou veementemente os rumores de que estaria conduzindo operações direcionadas contra babás em parques e playgrounds da cidade. A resposta veio após a disseminação de postagens nas redes sociais, especialmente no Reddit, que sugeriam supostas ações da agência voltadas a imigrantes que trabalham como cuidadoras de crianças.
“ICE Boston NÃO está mirando babás,” afirmou a agência em comunicado oficial citado pelo The Boston Globe, classificando os boatos como “totalmente falsos e absolutamente ridículos.”
A diretora interina do ICE em Boston, Patricia H. Hyde, reforçou a posição da agência e alertou que esse tipo de desinformação coloca em risco tanto a segurança dos agentes quanto a tranquilidade da comunidade. “Esses rumores não passam de táticas de intimidação e colocam desnecessariamente a segurança de nossos bravos oficiais em perigo,” declarou à Boston.com.
Apesar da negativa oficial, o clima permanece tenso entre imigrantes em Massachusetts, especialmente diante de prisões recentes realizadas pelo ICE em cidades como Worcester e Framingham. Um dos episódios que aumentou a tensão foi a prisão de um imigrante brasileiro, que levou à manifestação de residentes locais e à prisão de um adolescente e de um candidato ao comitê escolar por tentarem interferir na ação dos agentes.
A procuradora dos Estados Unidos para Massachusetts, Leah B. Foley, classificou qualquer tentativa de obstrução das operações federais como “preocupante, no mínimo,” e afirmou que seu gabinete irá “investigar possíveis violações da lei federal e processar os responsáveis, se necessário.”
Enquanto o ICE afirma não estar conduzindo operações arbitrárias contra trabalhadores domésticos, o aumento da presença de agentes em espaços públicos tem causado apreensão entre as comunidades de imigrantes. Em resposta, organizações como a Immigrant Justice Network of Massachusetts ativaram canais de denúncia, como a linha direta LUCE, que permite que residentes relatem avistamentos de agentes do ICE em tempo real.
Compartilhar
Publicidade