O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu nesta segunda-feira (30) uma proclamação oficial declarando junho de 2025 como o Mês da Herança Imigrante no estado, em homenagem aos milhões de imigrantes que contribuíram para a formação do cenário econômico, cultural e cívico californiano.
Publicidade
Publicidade
Governador da Califórnia declara junho como Mês da Herança Imigrante e reforça compromisso com inclusão

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu nesta segunda-feira (30) uma proclamação oficial declarando junho de 2025 como o Mês da Herança Imigrante no estado, em homenagem aos milhões de imigrantes que contribuíram para a formação do cenário econômico, cultural e cívico californiano.
Em sua declaração, Newsom exaltou o papel fundamental das comunidades imigrantes, descrevendo-as como forças que “fortalecem e impulsionam com coragem o nosso estado”. Segundo ele, essas comunidades são parte essencial da construção da quarta maior economia do mundo.
“A Califórnia não seria esse polo de riqueza cultural e atividade econômica sem a influência de ideias, heranças e histórias vindas de todo o mundo”, escreveu o governador.
A proclamação ocorre em meio a uma nova onda de debates nacionais sobre a aplicação das leis de imigração, após recentes operações federais na Califórnia que geraram protestos e aumentaram o temor entre famílias imigrantes no sul do estado.
“Neste momento, imigrantes e suas famílias estão sendo submetidos a fiscalizações indiscriminadas, inclusive aqueles que vivem aqui há décadas, que pagam impostos, criaram famílias e construíram seus lares”, destaca o texto.
Números que reforçam a importância da população imigrante
De acordo com dados do Public Policy Institute of California, mais de 10 milhões de imigrantes vivem atualmente no estado, e quase metade das crianças californianas têm pelo menos um dos pais imigrantes. Entre 2021 e 2023, estima-se que 6,1 milhões de imigrantes estavam empregados na Califórnia, o que representa um terço da força de trabalho.
Em 2023, 45% das famílias trabalhadoras no estado contavam com pelo menos um membro imigrante, segundo o California Budget & Policy Center.
Newsom também ressaltou o impacto global da economia de inovação liderada por imigrantes, observando que quase metade das startups bilionárias dos EUA em 2022 foram fundadas por imigrantes.
Defesa da reforma imigratória
Além de celebrar as conquistas dos imigrantes, a proclamação de Newsom também tem tom de apelo. O governador renovou seu apoio à reforma imigratória abrangente, que inclua um caminho para a cidadania para residentes de longa data e trabalhadores essenciais.
“Continuamos a clamar por ação do Congresso”, afirmou, “para atender às necessidades das famílias imigrantes e da economia da Califórnia, do Vale Central ao Vale do Silício.”
Newsom concluiu pedindo aos californianos que reflitam sobre o impacto positivo da imigração e reafirmem os valores de inclusão e oportunidade.
“Neste mês, celebramos tudo o que os imigrantes são e tudo o que eles trazem para este país. Seguiremos apoiando nossas comunidades imigrantes para garantir que a promessa de oportunidade para todos continue por gerações.”
Compartilhar
Publicidade