Uma juíza da Justiça Federal ordenou, nesta sexta-feira (11 de julho de 2025), que a administração Trump interrompa barreiras migratórias e prisões em sete condados da Califórnia, incluindo Los Angeles, quando não houver “causa provável”.
Publicidade
Juíza federal barra prisões migratórias indiscriminadas no sul da Califórnia
Uma juíza da Justiça Federal ordenou, nesta sexta-feira (11 de julho de 2025), que a administração Trump interrompa barreiras migratórias e prisões em sete condados da Califórnia, incluindo Los Angeles, quando não houver “causa provável”. A decisão ocorre após uma ação judicial movida por grupos de defesa dos direitos dos imigrantes, que acusaram agentes de imigração da Patrulha Aduaneira (ICE) de realizarem prisões por critérios como raça, idioma ou tipo de ocupação Wikipedia+13AP News+13AP News+13.
A juíza Maame Ewusi-Mensah Frimpong, do Tribunal Distrital do Centro da Califórnia, afirmou que tais táticas violam a 4ª e a 5ª Emendas da Constituição dos EUA, já que detenção sem suspeita razoável e negação de acesso a advogados não são permitidas El País+6Politico+6The Washington Post+6. A ação também exige que o centro de detenção “B-18”, localizado no centro de LA, permita visitas de advogados diariamente e forneça telefonemas gratuitos aos detidos Politico+1AP News+1.
Representantes da administração federal negaram as acusações, declarando que as alegações são “falsas e repugnantes” . A decisão já provocou alívio entre organizações locais e temor em comunidades migrantes, sob risco de novos episódios de fiscalização e protestos .
A ação está em curso e deve repercutir fortemente em futuros procedimentos relacionados à imigração na região sul da Califórnia.




