Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4369

Última Edição #4369

Edição MA 4369

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 83
Última Edição #83

Brasileira ajuda a liderar protestos em Danbury contra prisões do ICE em Connecticut

A pressão agora se concentra em Hartford, onde legisladores estaduais avaliam se vão atender ao pedido dos ativistas por uma sessão especial ainda este ano para debater mudanças na Lei TRUST.


A ativista brasileira Carolina Bortolleto, integrante do grupo Greater Danbury Unites for Immigrants, tornou-se uma das principais vozes na mobilização contra a recente operação do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) em Connecticut, que resultou na prisão de 65 imigrantes em apenas quatro dias.

No dia 20, Carolina esteve à frente de um protesto em frente ao Tribunal Superior de Danbury, onde cerca de 100 pessoas, protegidas por guarda-chuvas sob chuva intensa, entoaram gritos em inglês de “ICE fora de Connecticut agora”.

“Está nas mãos de nossos líderes encontrar coragem para proteger nossas comunidades. Não podemos esperar mais”, afirmou Carolina, destacando que a presença do ICE em Danbury e em outras cidades de Fairfield County tem sido constante nas últimas semanas.

Segundo a ativista, agentes federais têm atuado semanalmente na região, inclusive com denúncias de operações em que oficiais se disfarçaram de trabalhadores da construção civil. Ela também citou a prisão de duas pessoas nos degraus do tribunal de Danbury neste mês como exemplo do aumento da pressão contra imigrantes.

Em comunicado, o ICE confirmou que 65 pessoas foram detidas na operação chamada “Operation Broken Trust”. De acordo com a agência, 29 delas têm condenações ou acusações por crimes graves, incluindo sequestro, agressão, tráfico de drogas, posse de armas e crimes sexuais.

A prisão de Edwin Andres Calva-Guaman, ocorrida na semana passada no mesmo tribunal de Danbury, foi citada no protesto. Familiares relataram que ele foi convocado por orientação do advogado, mas não tinha audiência marcada naquele dia. O ICE, no entanto, afirma que ele possui condenação por furto e responde a outros processos criminais.

 

Pressão sobre autoridades estaduais

Durante o ato, Carolina Bortolleto reforçou a necessidade de mudanças na legislação estadual. Ela e outros organizadores pressionam o governador Ned Lamont e a Assembleia Legislativa de Connecticut para que reforcem a Lei TRUST, que limita a cooperação entre autoridades locais e agentes federais de imigração.

Entre as principais reivindicações está a proibição de prisões dentro e nos arredores de tribunais, prática que, segundo ativistas, intimida a comunidade imigrante e dificulta o acesso ao sistema de Justiça.

“Quando famílias deixam de ir ao tribunal por medo de serem presas, não estamos falando apenas de imigração, mas de um ataque direto à segurança pública”, disse Carolina.

 

Reações oficiais

Patricia H. Hyde, diretora interina do escritório do ICE em Boston, defendeu a operação e criticou a Lei TRUST: “Legislações de santuário como a de Connecticut colocam em risco as comunidades que afirmam proteger, pois forçam a libertação de pessoas perigosas de volta às ruas.”

Autoridades locais, porém, adotaram tom oposto. Em Stamford, a prefeita Caroline Simmons afirmou que a cidade “é inclusiva” e que a atuação do ICE “não condiz com o compromisso de tratar todos os residentes com dignidade e respeito”. Em Norwalk, o prefeito Harry Rilling condenou o uso indevido de instalações da polícia local por agentes federais sem autorização.

 

Debate em aberto

Para Carolina Bortolleto, a mobilização em Danbury representa apenas o início de uma luta maior: “Estamos cansados de esperança e de palavras vazias. Queremos ações concretas dos nossos representantes para proteger as famílias imigrantes em Connecticut.”

A pressão agora se concentra em Hartford, onde legisladores estaduais avaliam se vão atender ao pedido dos ativistas por uma sessão especial ainda este ano para debater mudanças na Lei TRUST.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×