Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4392

Última Edição #4392

Edição MA 4392

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 86
Última Edição #86

Estudante internacional da Universidade de Minnesota é detido por agentes de imigração dos EUA

A detenção reforça o clima de apreensão entre estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. Desde o início do novo governo Trump, políticas de imigração mais rígidas e o aumento das fiscalizações têm gerado preocupação em universidades, que alertam para os riscos à liberdade acadêmica e à reputação internacional das instituições de ensino norte-americanas.


Um estudante de pós-graduação da Universidade de Minnesota foi detido no dia 09 por agentes do Departamento de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês). O caso provocou reação imediata de autoridades estaduais, sindicatos e da administração universitária.

A presidente da universidade, Rebecca Cunningham, confirmou o episódio em comunicado divulgado no dia seguinte. Segundo ela, o estudante — cuja identidade e nacionalidade não foram reveladas — foi detido em uma residência fora do campus.

“Estamos trabalhando ativamente para reunir mais informações sobre o incidente”, afirmou Cunningham. “A universidade não tinha conhecimento prévio da ação e não compartilhou qualquer informação com autoridades federais antes de sua ocorrência.”

O porta-voz da instituição, Jake Ricker, informou que o aluno estava matriculado na Carlson School of Management, mas não forneceu detalhes sobre os motivos da detenção.

O caso ocorre em meio a uma série de operações semelhantes realizadas pelo ICE contra estudantes e professores estrangeiros em universidades norte-americanas. Nos últimos meses, instituições como Brown University, Columbia University, Tufts University e University of Alabama também registraram detenções de alunos internacionais.

No dia 09, o secretário de Estado Marco Rubio declarou que ao menos 300 vistos estudantis foram revogados desde o início do governo do presidente Donald Trump. Ele afirmou que o governo tem dado atenção especial a estudantes envolvidos em manifestações contra a ofensiva militar de Israel em Gaza.

“Estamos buscando diariamente identificar mais estudantes que violem as condições de seus vistos”, disse Rubio.

A Associação de Trabalhadores de Pós-Graduação da Universidade de Minnesota classificou a ação do ICE como “um ataque às liberdades civis e à liberdade acadêmica”.

“Estudantes internacionais são pilares da nossa comunidade e não ficaremos de braços cruzados diante da violação de seus direitos”, declarou o sindicato em nota enviada ao Minnesota Star Tribune.

O governador de Minnesota, Tim Walz, que foi candidato a vice-presidente nas eleições de 2024 pelo Partido Democrata, afirmou ter conversado com autoridades do Departamento de Segurança Interna (DHS) sobre o caso. “A Universidade de Minnesota é um destino internacional para educação e pesquisa”, escreveu Walz em sua conta na plataforma X. “Temos inúmeros estudantes com vistos válidos estudando aqui, e precisamos de respostas.”

A detenção reforça o clima de apreensão entre estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. Desde o início do novo governo Trump, políticas de imigração mais rígidas e o aumento das fiscalizações têm gerado preocupação em universidades, que alertam para os riscos à liberdade acadêmica e à reputação internacional das instituições de ensino norte-americanas.

 

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×