Em noite de clássico no Maracanã, o Fluminense mostrou força e venceu o Flamengo por 2 a 1, nesta quarta-feira (19), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucho Acosta e Kevin Serna marcaram os gols do Tricolor, enquanto Jorginho descontou para o Rubro-Negro.
Publicidade
Publicidade
Fluminense supera o flamengo no Maracanã
Em noite de clássico no Maracanã, o Fluminense mostrou força e venceu o Flamengo por 2 a 1, nesta quarta-feira (19), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucho Acosta e Kevin Serna marcaram os gols do Tricolor, enquanto Jorginho descontou para o Rubro-Negro.
Com o resultado, o time de Luis Zubeldía chegou a 54 pontos e subiu para a sexta colocação, mantendo 100% de aproveitamento como mandante. Já o Flamengo segue líder com 71 pontos, beneficiado pelo empate do Palmeiras contra o Vitória.
O Fluminense começou pressionando e quase abriu o placar logo aos quatro minutos, em chute de Canobbio que raspou a trave. O gol saiu aos 24, quando Hércules encontrou Acosta na entrada da área. O argentino bateu de primeira e acertou o ângulo, marcando um golaço.
Aos 34, Serna aproveitou falha defensiva do Flamengo e roubou a bola de Rossi para ampliar. O Tricolor seguiu dominante e ainda criou chances com Samuel Xavier e Martinelli, levando perigo constante ao gol adversário.
No segundo tempo, o Fluminense manteve solidez defensiva e buscou contra-ataques. Serna quase fez o terceiro aos oito minutos, mas finalizou para fora. O Flamengo, mais agressivo após o intervalo, descontou aos 37 com Jorginho, de pênalti, após revisão do VAR por toque de mão de Renê.
Apesar da pressão rubro-negra nos minutos finais, o Tricolor segurou o resultado e confirmou a vitória diante de um Maracanã lotado.
O Fluminense volta a campo no sábado (22), às 21h30, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. No mesmo dia e horário, o Flamengo enfrenta o Bragantino, no Maracanã.
PALMEIRAS EMPATA E DESPERDIÇA A CHANCE DE RETOMAR A LIDERANÇA
O Palmeiras desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Em partida antecipada da 37ª rodada, nesta quarta-feira (19), o Verdão ficou no 0 a 0 contra o Vitória, no Allianz Parque, e chegou a 69 pontos, permanecendo na segunda colocação, dois atrás do Flamengo. O resultado frustrou os planos da equipe de Abel Ferreira, que mesmo com pressão intensa no segundo tempo não conseguiu superar o goleiro Thiago Couto, destaque do duelo.
Com o empate, o Palmeiras foi a 69 pontos e segue em segundo lugar, dois atrás do Flamengo, que perdeu para o Fluminense e manteve 71. O Vitória chegou a 36 pontos, igualando o Santos, mas permanece no Z-4 pelos critérios de desempate (nove vitórias contra oito).
Com seis desfalques por convocações na Data Fifa, Abel Ferreira montou um time com três zagueiros e Andreas Pereira como único articulador no meio. O Palmeiras controlou a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio baiano. A melhor chance veio aos 35 minutos, quando Allan fez jogada individual, driblou três defensores e finalizou para fora.
O Vitória, por sua vez, mostrou valentia e chegou com perigo em bolas alçadas na área, aproveitando os erros de passe do adversário.
Na segunda etapa, Abel acionou Vitor Roque, Felipe Anderson e Aníbal Moreno, além de colocar Gustavo Gómez no ataque nos minutos finais. O Verdão empilhou chances, mas parou em Thiago Couto, que fez defesas decisivas em finalizações de Moreno, Gómez e Felipe Anderson. O Vitória, mesmo acuado, ainda assustou em contra-ataques, mas não conseguiu vencer Carlos Miguel.
O Palmeiras volta a campo no sábado (22), às 21h30, contra o Fluminense, novamente no Allianz Parque. O Vitória enfrenta o Sport, no domingo (23), às 18h30, em duelo direto contra o lanterna da competição.

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do EC Vitória, durante partida válida pela trigésima sétima rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
ATLÉTICO PRONTO PARA A FINAL DA SUL-AMERICANA
O Atlético Mineiro está a um passo de escrever mais um capítulo histórico em sua trajetória internacional. Neste sábado (22), às 17h (de Brasília), o Galo enfrenta o Lanús-ARG no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela final da Copa Sul-Americana. Além de conquistar um troféu inédito, o clube mineiro pode se tornar o quinto brasileiro campeão da competição continental.
Disputada desde 2002, a Sul-Americana já teve 18 campeões distintos de sete países. Entre eles, cinco clubes dividem o posto de maiores vencedores, com duas conquistas cada: Boca Juniors e Independiente (Argentina), Athletico-PR (Brasil), Independiente del Valle e LDU (Equador).
O histórico dos brasileiros na competição mostra que chegar à final não é garantia de título. Desde a criação do torneio, 11 clubes do país disputaram decisões, mas sete acabaram derrotados. Fluminense (2009), Goiás, Ponte Preta, Flamengo, RB Bragantino, Fortaleza e Cruzeiro ficaram com o vice.
Por outro lado, quatro clubes ergueram a taça: Athletico-PR (2018 e 2021), Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016), esta em circunstâncias marcadas pela tragédia aérea que comoveu o mundo.
Para o Galo mineiro, a final de 2025 representa a primeira oportunidade de conquistar a Sul-Americana. O adversário é conhecido: o Lanús já enfrentou o Galo em decisões anteriores, como na Copa Conmebol de 1997 e na Recopa Sul-Americana de 2014, ambas vencidas pelo time mineiro.
O clube alvinegro soma quatro títulos continentais em sua galeria: as Copas Conmebol de 1992 e 1997, a Libertadores de 2013 e a Recopa de 2014. O Lanús, por sua vez, busca o primeiro troféu internacional de sua história.
A preparação para a final começou com o último treino na Cidade do Galo, na quarta-feira (19), seguido da viagem ao Paraguai. O técnico Jorge Sampaoli relacionou todo o elenco profissional, incluindo atletas em recuperação médica. Ivan Román, Junior Alonso e Alan Franco vão se juntar ao grupo diretamente em Assunção, após compromissos com suas seleções.
O duelo decisivo promete emoção e rivalidade histórica. Para o Atlético, é a chance de conquistar a “Grande Conquista” e adicionar o quinto troféu internacional oficial à sua coleção. Para o Lanús, a oportunidade de levantar pela primeira vez uma taça continental.

Imagem divulgada no site do Atlético Mineiro
LÁ EM MINAS
AMÉRICA – Livre do risco de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Coelho iniciou a reformulação para a próxima temporada. Na última terça-feira, dia 18, o clube alviverde anunciou que o atacante Fabinho não terá o contrato renovado para 2026 e já não treina mais com o restante do elenco. Em 64 partidas com a camisa do América, o atacante fez 14 gols e deu oito assistências.
ATLÉTICO – Depois da decisão da Copa Sul-Americana, neste sábado, dia 22, no Paraguai, o Galo voltará suas atenções para o Brasileirão no outro domingo, dia 30 de novembro, quando irá visitar o Fortaleza. A partida terá início às 18h30m, no Castelão. O alvinegro ocupa a décima posição, com 44 pontos.
CRUZEIRO – Pelo Brasileirão, o time celeste vai receber o Corinthians neste domingo, dia 23, às 20h30m, no Mineirão, pela 35a rodada da competição. O Cruzeiro ocupa a terceira posição com 64 pontos, faltando ainda o jogo com o Juventude, que estava previsto para a tarde da última quarta, dia 20, em Caxias do Sul.
Publicidade




