Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4380

Última Edição #4380

Edição MA 4380

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 84
Última Edição #84

Brasileira é libertada após mais de 20 dias detida pelo ICE na Flórida

Mãe de três filhos e residente nos Estados Unidos há pelo menos 16 anos, Fernanda passou a compartilhar, desde a manhã desta quarta-feira, publicações em suas redes sociais comemorando o retorno à liberdade.

Da redação

A empresária brasileira Fernanda Romana Linhares, de 45 anos, foi libertada na terça-feira, 12 de maio, após passar mais de 20 dias sob custódia do Departamento de Imigração (ICE, sigla em inglês) em Orlando. A notícia foi recebida com alívio por familiares, amigos e seguidores, que vinham mobilizando as redes sociais com pedidos de oração e mensagens de apoio.

Mãe de três filhos e residente nos Estados Unidos há pelo menos 16 anos, Fernanda passou a compartilhar, desde a manhã desta quarta-feira, publicações em suas redes sociais comemorando o retorno à liberdade.

Segundo relatos divulgados por pessoas próximas, Fernanda estava como passageira de um carro de aplicativo no dia 20 de abril, quando o motorista foi parado por policiais no Condado de Orange, na região central da Flórida.

Durante a abordagem, ela acabou sendo detida e transferida para a custódia do ICE. Até o início desta semana, o nome da empresária ainda constava nos registros do sistema prisional do Condado de Orange como detida pela agência federal de imigração.

A prisão ocorre em um momento de intensificação da cooperação entre autoridades locais e agentes federais de imigração na Flórida.

Desde o ano passado, diversos departamentos de polícia do estado passaram a atuar em parceria com o ICE, por meio de acordos que ampliam a participação de agentes locais na identificação e detenção de imigrantes.

O endurecimento das políticas migratórias tem levado inclusive cidadãos americanos e portadores de green card a serem temporariamente detidos quando não conseguem comprovar imediatamente seu status legal.

Autoridades federais também têm reiterado que o fato de um imigrante estar com processo em andamento não impede prisão ou eventual deportação.

Fernanda Romana Linhares é conhecida no setor de beleza e bem-estar. Natural do Rio de Janeiro, ela iniciou sua trajetória profissional ainda na infância, aos 9 anos, fazendo unhas no salão de sua mãe em Jacarepaguá.

Nos Estados Unidos, fundou a empresa Wonderful Beauty, especializada em capacitação de brasileiros que desejam obter licenças para atuar legalmente nas áreas de beleza e estética.

Em reportagem publicada em 2024 pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi destacado que a empresa já faturava mais de US$ 2 milhões por ano.

Durante o período de detenção, amigos, clientes e integrantes da comunidade brasileira nos Estados Unidos compartilharam mensagens de solidariedade e campanhas de oração pela libertação da empresária.

A soltura de Fernanda foi comemorada por centenas de seguidores, que acompanharam o caso e celebraram o desfecho positivo.

A detenção de Fernanda Romana Linhares reforça o clima de apreensão entre imigrantes que vivem na Flórida, estado que tem adotado algumas das medidas migratórias mais rigorosas do país.

O episódio também serve como alerta para a comunidade brasileira sobre a importância de manter a documentação em ordem e buscar orientação jurídica especializada diante do atual cenário de fiscalização intensificada nos Estados Unidos.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×