Membras do GMB visitaram o Museu de Ciências para assistir ao documentário “#She Belongs”, sobrre um time feminino de futebol e encontraram com a goleira do Boston Legacy, Hannah Stambaugh. (Foto MOS)
Publicidade
Publicidade
Coluna Mulher Brasileira: Imigração adianta audiências e ordena deportação de quem faltar
Olá comunidade brasileira,
Vamos falar novamente de imigração e chamar atenção que o número de prisões e de deportações estão aumentando. Não estamos falando isso para apavorar as pessoas mas para que elas saibam o que esperar. Uma pessoa bem informada, que sabe dos seus direitos, é uma pessoa que sabe agir na hora certa.
Sabemos que a imigração está promovendo grandes audiências, que em inglês são chamados de master hearings, com centenas de pessoas, e com pessoas que tinham audiência marcada para daqui a um ano ou mesmo dois. Agora remarcam e se a pessoa não prestar atenção, perde a audiência e recebe ordem de deportação imediata.
A imigração tem um acúmulo nacional de 3.2 milhões de casos. Só em abril e maio cerca de 30 mil casos foram completados nestas mega audiências. Destes, 65% receberam ordem de remoção e em 85% dos casos de remoção, a ordem foi dada porque a pessoa não estava presente na audiência.
É muito importante que você entre no site da imigração e veja se sua audiência foi remarcada. Não espere seu advogado fazer isso porque ele ou ela tem centenas de casos e não consegue dar conta de ver todos os dias de todo os clientes. Isso é algo que você pode e deve fazer porque faltar a uma dessas audiências coloca você em ordem de remoção imediata.
Violação trabalhistas
Estourou como uma bomba a notícia que o escritório do advogado Gardini foi multado em $1.1 bilhão por violação trabalhista. O Grupo Mulher Brasileira e o Centro do Trabalhador Brasileiro há anos alertam sobre a necessidade das trabalhadoras e dos trabalhadores saberem seus direitos trabalhistas independente de status imigratório. Esse caso foi ganho pelo Centro do Trabalhador Brasileiro graças a coragem de algumas trabalhadoras e alguns trabalhadores de denunciarem as violações.
Nós sabemos que muitos trabalhadores e trabalhadoras tem medo de denunciar principalmente por causa de status imigratório, mas em Massachusetts a lei diz que, se você trabalhou, você tem de ser paga(o) de acordo com o salário mínimo do Estado e das leis trabalhistas.
Não tenha medo de denunciar que você está sendo roubada(o). A lei existe para te proteger. Se a gente cala, é conivente com o crime e roubo de salário é crime em Massachusetts. Parabéns as trabalhadoras e trabalhadores que tiveram coragem de denunciar a violação e parabéns para o Centro do Trabalhador que levou o processo adiante.
Clínicas
Temos duas clínicas gratuitas de imigração acontecendo nos próximos dias. Não perca a chance de se informar. A primeira será com o grupo Lawyers for Civil Rights, na segunda-feira, dia 27 de julho, das 15 às 17 horas. São 30 min com um ou uma advogada de imigração, no zoom. A outra é na sexta-feira, dia 7 de agosto, das 15 às 19 horas, no Bruce Bolling (BPS) building em Nubian Square. Para mais informação, fale conosco pelo WhatsApp 617-202-5775.
Campanha de educação
O Grupo Mulher Brasileira está fazendo uma campanha de educação sobre o vírus da AID, doenças sexualmente transmissíveis (STD) e Hepatite C. A campanha sobre o vírus HIV é feita em parceria com a MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, que faz o teste de maneira privada e confidencial. A Aids não foi erradicada, mas é tratável e não mais uma sentença de morte como era nos anos 80. No entanto, se você tiver o vírus e não tratar, a situação pode se agravar. O GMB pode ajudar com informação e encaminhamento para testes. Mande um WhatsApp para 617-202-5775.
Orçamento
A cidade de Boston, pelo segundo ano consecutivo está querendo saber o que os residentes da cidade fariam com $2 milhões de dólares. O Grupo Mulher Brasileira participa dessa campanha, recolhendo ideias. Como você aplicaria esse dinheiro? Mais creches? Mais apoio legal para imigrantes? Mais transporte barato? Fale conosco pelo WhatsApp 617-202-5775.
Eleições brasileiras
As eleições brasileiras de outubro próximo serão realizadas em três locais: a High School de Malden, a igreja São Tarcisio em Framingham e a High School de Hyannis. Há 58 mil brasileiras (os) aptas a votar no primeiro turno, domingo, 4 de outubro. O Consulado está recrutando voluntárias (os) para trabalhar no dia da eleição. Entre em contato com o GMB ou com o consulado para voluntariar. Se precisar de ajuda, fale com o GMB, 617-202-5775.
Publicidade




