Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/02/2017 as 1:00pm

Brasileiros nos EUA podem sacar fundos inativos do FGTS sem precisar ir ao Brasil

Brasileiros nos EUA podem sacar fundos inativos do FGTS sem precisar ir ao Brasil

Desde que o governo brasileiro anunciou a liberação dos fundos inativos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), centenas de milhares de pessoas procuraram as agências da Caixa Econômica para pesquisar seus saldos e ver os valores disponíveis. Alguns montantes ultrapassam os R$10 mil, dependendo do tempo e quanto o trabalhador recebia.

O Brazilian Times entrou em contato com alguns profissionais no Brasil para saber se os brasileiros que vivem nos Estados Unidos têm direito a receber o fundo inativo. De acordo com informações passadas pela assessoria da Caixa, quem mora no exterior deve seguir algumas regras para sacar o dinheiro. “Mas não serão aceitas procurações”, afirmou a nota.

Os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 31 de julho de 2017, sendo que o calendário leva em consideração o mês de aniversário do trabalhador para o início do processo. Para checar se você tem algum dinheiro para receber acesse o link goo.gl/HKEQCr e preencha as informações solicitadas.

VEJA COMO O BRASILEIRO QUE VIVE FORA DO BRASIL PODE RECEBER O SEU DINHEIRO

A Assessoria de imprensa da Caixa informou que existem três situações distintas em que o brasileiro que mora fora do Brasil pode solicitar seu fundo inativo. Veja a seguir:

TEM POUPANÇA NA CAIXA: Quem tem poupança na Caixa não precisa ir ao Consulado brasileiro de sua região, pois os valores serão depositados automaticamente.

NÃO TEM CONTA NA CAIXA: Caso você não seja cliente da Caixa, deverá imprimir o formulário de “Solicitação de Saque do FGTS” que pode ser obtido no link goo.gl/ey8G2X. Depois de preenchido, o solicitante deve ir ao Consulado com toda a documentação (original e cópia) que comprova o direito de movimentar a conta vinculada. Este formulário deve ser assinado com a presença de um representar consular. Em seguida, os valores serão creditados em uma conta bancária de titularidade do trabalhador.

QUEM NÃO TEM CONTA BANCÁRIA NO BRASIL: Caso não possua uma conta bancária em alguma agência no Brasil, você pode indicar alguém de sua confiança. O valor será liberado em até 15 dias úteis a contar da data da entrega da documentação, condicionada à certificação de que as condições exigidas para a movimentação da conta vinculada foram atendidas.

Fonte: Brazilian Times

Top News