Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/09/2023 as 8:00am

PRESIDENCIÁVEL: Vivek Ramaswamy diz que deportará cidadãos dos EUA filhos de imigrantes indocumentados

Ele tenta conquistar o estado das primárias nacionais, atualmente liderado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, que atualmente lidera um grupo de possíveis alternativas a Donald Trump, o claro favorito à indicação dos republicanos.


Pré-candidato Vivek Ramaswamy

Vivek Ramaswamy se posicionou como o candidato linha-dura em questões de imigração na corrida presidencial de 2024, graças a uma de suas últimas entrevistas com repórteres durante a campanha. O empresário republicano falou com a NBC News à margem de um evento de discussão pública em Orange City, Iowa, na sexta-feira, dia 08.

Ele tenta conquistar o estado das primárias nacionais, atualmente liderado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, que atualmente lidera um grupo de possíveis alternativas a Donald Trump, o claro favorito à indicação dos republicanos.

Quando questionado pela rede de notícias sobre como as crianças, filhas de imigrantes indocumentados, seriam tratadas em seu governo se elas nascessem nos Estados Unidos, Ramaswamy respondeu: "A unidade familiar será deportada". Quando a NBC lhe pediu para esclarecer se isso incluía crianças nascidas nos EUA, ele afirmou: "Isso está correto".

A sua posição desafia diretamente o conceito de "cidadania por nascimento", algo que é um direito constitucional estabelecido há mais de um século. Segundo a 14ª Emenda, todas as pessoas nascidas nos Estados Unidos, sem exceção, são automaticamente cidadãs deste país.

O texto deixa muito pouco espaço para interpretação, dizendo: "Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãs dos Estados Unidos". No entanto, Ramaswamy e outros acreditam que a linguagem pode ser interpretada para excluir os filhos de pessoas que atravessaram a fronteira para entrar e residir no país ilegalmente, um argumento que ainda não é apoiado pela realidade, mas que teoricamente poderia mudar dada a natureza da Suprema Corte, agora liderada por uma maioria conservadora que já viu a necessidade de apagar décadas de precedentes que protegem o direito ao aborto em todo o país.

"Sob a 14ª Emenda, há questões legalmente contestadas sobre se o filho de um imigrante indocumentado é de fato uma criança que desfruta da cidadania por nascimento", disse ele. "Vamos contester isso".

A sua posição pode muito bem se transformar em uma repetição das promessas de Donald Trump à extrema direita sobre a questão da imigração durante sua campanha de 2016, quando prometeu concluir a construção de cercas em toda a fronteira com o México às custas do governo mexicano.

Ele também prometeu uma enorme onda de deportações que totalizariam milhões de imigrantes; nenhuma das promessas foi cumprida por Trump.

A provável incapacidade de Ramaswamy de cumprir sua promessa de reescrever o significado da 14ª Emenda, mesmo que seja eleito presidente, será apenas mais um ponto em uma longa lista de decepções para a extrema direita anti-imigração, que viu seus objetivos constantemente frustrados pela realidade política e legal depois de serem repetidamente defendidos por políticos conservadores.

Ele fez afirmações audaciosas sobre o nível de transformação que será capaz de trazer para o governo federal.

Em Iowa, Ramaswamy continua competitivo entre os candidatos e já superou um político em exercício, o senador Tim Scott, nas pesquisas, apesar de ser um estreante total na política.

Top News