Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4392

Última Edição #4392

Edição MA 4392

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 86
Última Edição #86

Manifestantes anti-ICE relatam ferimentos graves após disparos com munição menos letal na Califórnia

Um dos feridos é Britain Rodriguez, de 31 anos. Em um vídeo divulgado por sua namorada ao jornal Los Angeles Times, ele aparece visivelmente abalado logo após o ocorrido.

DA REDAÇÃO

Dois manifestantes contrários às operações do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) afirmam ter sido atingidos no rosto por disparos de munição menos letal efetuados por agentes do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) durante um protesto em Santa Ana, na Califórnia. Segundo os relatos, os tiros causaram lesões oculares severas e danos permanentes à visão.

Um dos feridos é Britain Rodriguez, de 31 anos. Em um vídeo divulgado por sua namorada ao jornal Los Angeles Times, ele aparece visivelmente abalado logo após o ocorrido. “Não consigo ver, levei um tiro no olho, não consigo ver. Estou sangrando”, diz Rodriguez nas imagens.

Rodriguez e a namorada, identificada apenas como Ale, afirmam que os agentes dispararam sem qualquer aviso prévio. Ale relatou que também foi atingida por uma bala de impacto no peito, mas não sofreu ferimentos graves.

“Foi nesse momento que comecei a gritar com eles”, afirmou. “Eu estava segurando um cartaz que dizia ‘Parem de sequestrar meus vizinhos’ e uma vela. Eu não representava ameaça alguma para nenhum daqueles agentes.”

O protesto fazia parte de uma série de manifestações contra ações federais de imigração, frequentemente criticadas por organizações de direitos civis e grupos comunitários por alegado uso excessivo da força e pela forma como são conduzidas em áreas residenciais.

Até o momento, o Departamento de Segurança Interna não se pronunciou publicamente sobre o caso nem informou se houve abertura de investigação interna para apurar a conduta dos agentes envolvidos. O episódio reacende o debate sobre o uso de munições classificadas como “menos letais” em protestos e os riscos associados à sua aplicação, especialmente quando direcionadas à região da cabeça e do rosto.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×