Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/04/2024 as 11:30am

Google remove links de sites de notícias da Califórnia após proposta de lei

Da redação Na última sexta-feira, o Google surpreendeu ao anunciar que está realizando...

Da redação

Na última sexta-feira, o Google surpreendeu ao anunciar que está realizando testes para a remoção de links para sites de notícias da Califórnia para certos usuários no estado. Essa medida vem à tona enquanto legisladores estaduais debatem a possibilidade de obrigar a gigante das buscas online a pagar por conectar os usuários às notícias.

A controvérsia gira em torno da Lei de Preservação do Jornalismo da Califórnia (CJPA), proposta que, se aprovada, criaria um "imposto sobre links" para conectar os usuários do estado a artigos de notícias. Segundo Jaffer Zaidi, vice-presidente de Parcerias Globais de Notícias do Google, em um post no blog da empresa, a CJPA, aprovada pela Assembleia da Califórnia em junho do ano passado, está atualmente em consideração pelo senado estadual.

"Como compartilhamos quando outros países consideraram propostas semelhantes, a exposição financeira ilimitada criada pela CJPA seria impraticável", destacou Zaidi. "Se promulgada, a CJPA em sua forma atual criaria um nível de incerteza nos negócios que nenhuma empresa poderia aceitar."

O embate entre empresas de tecnologia e autoridades legislativas não é novo. O Facebook, por exemplo, bloqueou brevemente artigos de notícias em seu site na Austrália em 2021 após a aprovação de uma lei semelhante. Posteriormente, o Facebook e o Google concordaram em fazer acordos para remunerar os editores de notícias. Na França, um acordo similar foi alcançado em 2022, permitindo conteúdo de notícias exibido na plataforma do Google.

Além disso, em novembro, após meses de negociações, o Canadá e o Google assinaram um acordo histórico. A principal empresa de publicidade online do mundo concordou em pagar às empresas de mídia canadenses US$ 100 milhões por ano em compensação por receitas de publicidade perdidas.

Os defensores dessas leis argumentam que as gigantes da tecnologia atraem usuários com notícias e consomem dólares de publicidade online que, de outra forma, iriam para redações de notícias em dificuldades.

O Google está realizando um teste que envolve a remoção de links para sites de notícias que podem ser afetados pela lei proposta, visando medir o impacto na plataforma. Segundo Zaidi, apenas dois por cento das consultas de pesquisa do Google estão relacionadas a notícias, à medida que as pessoas mudam para obter notícias em vídeos de curta duração, boletins informativos, podcasts e mídias sociais.

Enquanto isso, o Google também está interrompendo investimentos no "ecossistema" de notícias da Califórnia até que fique claro o que os reguladores têm planejado. "Uma indústria de notícias saudável na Califórnia exigirá apoio tanto do governo da Califórnia quanto de uma ampla base de empresas privadas", afirmou Zaidi.

Top News