Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/04/2024 as 11:00am

Instituto Brazilinas e Dona Salva: Parceria Colaborativa pela Causa do Empoderamento Feminino e Enfrentamento à Violência de Gênero

Da redação Em um cenário de crescentes desafios sociais, o Instituto Brazilinas tem se...

Da redação

Em um cenário de crescentes desafios sociais, o Instituto Brazilinas tem se destacado como um ecossistema social digital que, desde 2020, tem desempenhado um papel crucial no apoio a mulheres vítimas de violências, por meio de ações de enfrentamento, educação e empoderamento. No período de quatro anos, o Instituto já capacitou mais de 100 mulheres, com o objetivo de impulsiona-las a romper o ciclo de abuso e reconstruir suas vidas de forma consciente.

No quarto ano de sua existência, o Instituto Brazilinas está expandindo suas iniciativas e parcerias. Com a divulgação da Cartilha sobre Violência de Gênero em formato mobile, a organização visa proporcionar acesso a informações essenciais de forma acessível e digital para um público mais amplo. Além disso, o Instituto está ampliando seu alcance ao levar suas capacitações para a Casa Marielle Franco em Salvador, um espaço de acolhimento para mulheres e comunidade LGBTQIA+, reforçando ainda mais sua atuação em causas sociais importantes.

Além disso, em um esforço de promover o impacto social e fortalecer a união entre a sororidade e a moda, o Instituto Brazilinas está lançando uma parceria colaborativa especial com a marca Dona Salva T-Shirt, um e-commerce hospedado na Reserva Ink. Com a venda das camisetas desta colaboração, que terão 100% de suas receitas revertidas para o Instituto Brazilinas, o lançamento dessa coleção ocorrerá em 17 de abril, por meio das redes sociais da Dona Salva e do Instituto Brazilinas. Com preços acessíveis e padrão de qualidade Reserva, as estampas das camisetas trazem mensagens de enfrentamento à violência de gênero, sororidade e empoderamento feminino.

 

Sobre o Instituto Brazilinas

Atualmente o Brazilinas é um Instituto com estatuto social formalizado, o que permite participar de eventos para captação de recursos e interessados em investir no Projeto Social.

Traz em suas premissas que as mulheres em situação de vulnerabilidade e que passam por situações de violências podem ter sua renda familiar impactada, bem como a redução efetiva de expectativa de vida.

Entre os princípios do Brazilinas estão: a disseminação de consciência sobre a violência de gênero, em todos os seus aspectos;

A defesa dos interesses das mulheres e a busca pelo protagonismo feminino, para garantir a conquista da efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, e o aumento da participação das mulheres em todos os espaços de decisão; incentivo e colaboração para a mobilização da sociedade, por meio do olhar feminino, com vistas à adoção de ações práticas e efetivas, inclusive de políticas públicas, que colaborem e contribuam de forma decisiva para a construção de soluções concretas para a proteção das mulheres; o respeito aos direitos humanos;

O repúdio aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza, conforme definidos em lei;

A legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e a eficiência; promoção do bem-estar social (medidas de apoio à maternidade, saúde preventiva não relacionada ao trabalho, educação e cultura), saúde psicológica e ambiente livre de assédio, ambiente livre de discriminação, oportunidades iguais.

Em 2022, o Brazilinas avançou mais ao ser convidado para participar do rol de projetos como objeto de plano de estudo e trabalho dos alunos de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. O foco é identificar os principais entraves e problemáticas no fluxo do projeto e propor melhorias na prototipagem visando a startup.

 

História e ações já realizadas pelo Instituto Brazilinas

No início da pandemia e do isolamento social, Daniele Costa teve a inspiração de reunir um grupo de mulheres que também tivessem o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade realmente igualitária e com equidade de gênero.

O nome Brazilinas foi inspirado na saudosa assistente social Brazilina, sogra de Daniele, que atuou por 30 anos no Serviço Social na cidade do Rio de Janeiro.

Mulheres de diversas regiões do país gostaram do projeto proposto pela Daniele e através de reuniões online foram traçando e realizando o Coletivo Brazilinas com diversas ações concretas acontecendo desde o início como a parceria com a Casa Noeli, entidade que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, em Ariquemes, Rondônia.

 

Primeiras ações do Brazilinas

Inicialmente, o Brazilinas realizou ações voltadas para arrecadação de recursos financeiros, suprimentos e equipamentos de proteção individual, que eram as demandas mais urgentes das entidades escolhidas e apoiadas pelo Grupo.

Foram duas campanhas de arrecadação de verba por meio da Plataforma Solidário Brasil, totalizando R$ 10.751,00 para as duas entidades parceiras que já desenvolvem trabalhos com mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade: Casa Noeli, em Ariquemes, Rondônia; e em prol do Programa Apolônias do Bem que reúne dentistas voluntários de todo o Brasil que atendem mulheres que sofreram agressões físicas e tiveram sorrisos, rosto, bocas e dentes atingidos.

 

Curso de Capacitação Brazilinas

O projeto piloto dos curso de capacitação do Brazilinas foi desenvolvido para as mulheres assistidas pela Casa Noeli, em formato totalmente digital e EAD.

Já foram realizados 10 ciclos com aulas focadas em empoderamento pessoal, autoestima, educação financeira, descoberta de talentos e habilidades, marketing digital, entre outros. E mais de 100 mulheres já foram impactadas, algumas gravaram depoimentos que podem ser conferidos no Instagram https://instagram.com/instituto_brazilinas?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Acompanhe Instituto Brazilinas no Instagram @instituto.brazilinas e no portal: institutobrazilinas.com.br

Top News