Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4385

Última Edição #4385

Edição MA 4385

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 85
Última Edição #85

Bombeiro que aguarda legalização é detido pela Patrulha de Fronteira enquanto combatia incêndio em Washington

Advogados exigem a libertação imediata de um bombeiro veterano de Oregon detido pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos enquanto combatia o Bear Gulch Fire, um incêndio florestal de grande escala na Olympic National Forest, no estado de Washington.

Advogados exigem a libertação imediata de um bombeiro veterano de Oregon detido pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos enquanto combatia o Bear Gulch Fire, um incêndio florestal de grande escala na Olympic National Forest, no estado de Washington. Segundo os defensores, o homem já estava em processo de obtenção de status legal por meio de um U-visa, programa federal criado para proteger vítimas de crimes graves que colaboram com investigações.

O incêndio, que consumiu cerca de 14 mil hectares (36 km²) e estava apenas 13% contido até sexta-feira, obrigou evacuamentos e mobilizou centenas de bombeiros. A detenção do homem, que vive nos EUA há 19 anos e chegou ao país aos quatro anos de idade, ocorreu enquanto ele prestava apoio aos esforços de combate às chamas, segundo seus advogados.

O advogado Stephen Manning, do Innovation Law Lab, disse que a detenção foi ilegal e violou políticas do Departamento de Segurança Interna (DHS), que proíbem ações de imigração em locais de emergência ou contra pessoas que têm benefícios de imigração baseados em vítimas de crimes. O bombeiro recebeu certificação de U-visa em 2017 e aguardava desde 2018 a decisão do US Citizenship and Immigration Services.

Os advogados conseguiram localizar o homem no sistema de detenção e afirmam que estão processando informações enquanto exigem sua liberação imediata.

Versão do governo

O US Customs and Border Protection (CBP) declarou que os dois homens detidos não eram bombeiros ativos, mas prestavam apoio cortando madeira para o incêndio. Segundo a agência, o trabalho dos bombeiros não foi interrompido. A Bureau of Land Management se recusou a detalhar os motivos para encerrar contratos com as empresas envolvidas ou explicar a escolta de 42 bombeiros.

A porta-voz do Departamento do Interior, Alyse Sharpe, afirmou que essas ações “contribuem para esforços federais de segurança pública e proteção de recursos naturais”.

Reações políticas

O senador Ron Wyden (D-OR) criticou a operação, dizendo que a administração Trump parecia mais preocupada com raides em equipes de bombeiros do que com a proteção de comunidades contra incêndios devastadores. “O último que essas equipes precisam é se preocupar com indivíduos mascarados violando seus direitos de devido processo”, afirmou Wyden, lembrando a morte recente de um bombeiro de Oregon durante combate a incêndios em Montana.

Enquanto isso, o Bear Gulch Fire continua a se expandir. O número de pessoal de combate caiu de 349 para 303 entre quinta e sexta-feira, destacando os desafios de manter a resposta eficiente diante da detenção de trabalhadores de apoio.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×