Publicidade

Publicidade

edição ma

📖 Issuu indisponível no momento. Tente mais tarde!

BT MAGAZINE

Revista # 74

Última Edição #74

Outras Edições

Junho Roxo: Encontro anual de conscientização sobre o Lipedema une mulheres em 21 cidades no Brasil, além dos EUA e Portugal

ONG Movimento Lipedema lidera mobilização mundial com a participação de profissionais da saúde;


Este ano, a campanha “Conheça Lipedema” – que completa três anos – ganhou novo slogan,  escolhido pelo público das redes sociais no início do mês; O texto vai estampar as camisetas, tradicionalmente usadas pelas mulheres com lipedema na caminhada;

Junho é o Mês Mundial de Conscientização do Lipedema, uma doença crônica, que afeta cerca de 10% da população em todo o mundo. A grande maioria, mulheres. Para ampliar o acesso à informação e promover acolhimento, a ONG Movimento Lipedema realiza no próximo dia 15/06 (domingo) ações gratuitas e um encontro anual em prol da conscientização, simultaneamente em 21 cidades — incluindo duas internacionais: Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, e no Porto, região norte de Portugal.

No Brasil, a mobilização, que conta com o apoio do Instituto Lipedema Brasil, ocorrerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maranhão, Maceió, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Teresina, Cuiabá, Bauru e Uberlândia. A ação é gratuita, aberta ao público e contará com a presença de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos voluntários.

Novidades – Este ano, além da tenda com profissionais da saúde orientando os passantes sobre a doença em cada uma das cidades, haverá a tradicional caminhada e aulas gratuitas (leves) de alongamento e dança. “Tudo pensado para a mulher com qualquer nível de lipedema”, comenta a presidente da ONG Movimento Lipedema, Gabriela Luciana Pereira.

Pesquisa in loco – No dia, um dos profissionais vasculares presentes fará uma pesquisa com doppler para checar varizes aparentes e não-aparentes nas pernas das mulheres passantes para avaliar uma doença comum que causa má circulação na região afetada piorando o lipedema.

Lipedema: quando você entende, você acolhe – – O resultado da votação foi anunciado no perfil @conhecalipedema.  “Os participantes puderam escolher os slogans pré-selecionados ou sugerir um novo slogan, analisado posteriormente por uma comissão da campanha. Apenas votos únicos e validados por e-mail e nome completo  foram considerados na apuração. Esta frase traduz a nossa jornada e vai nos acompanhar durante toda a campanha de 2025”, diz Gabriela.

O lipedema é uma doença progressiva que provoca acúmulo anormal de gordura nos membros, dor crônica, inchaço e dificuldade de mobilidade. Ainda hoje, muitas mulheres sofrem por não receberem diagnóstico adequado, sendo equivocadamente tratadas como obesas ou sedentárias. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde desde 2019, o lipedema passou a ter CID apenas em 2022.

 

Serviço

Mês Mundial de Conscientização do Lipedema – Campanha 2025 “Conheça Lipedema”

Data: 15 de junho de 2025 (domingo)

Local e horários:

São Paulo (SP) – 9h  – Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 (entrada principal)

Rio de Janeiro (RJ) – 9h  – Quinta da Boa Vista – Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão

Salvador (BA) – 8h – Coqueiral do Jardim de Alah – Av. Otávio Mangabeira – Costa Azul

Curitiba (PR) – 10h  – Jardim Botânico de Curitiba – Rua Eng. Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico

Maceió (AL) – 9h  – Orla da Ponta Verde – Av. Silvio Carlos Vianna – Ponta Verde

Campo Grande (MS) – 8h30  – Parque dos Poderes ( Quiosque do Poeta) Avenida do Poeta

Goiânia (GO) – 15h  – Parque Vaca Brava – Av. T-10, Setor Bueno

Ribeirão Preto (SP) – 9h  – Parque Dr. Luiz Carlos Raya – Rua Severiano Amaro dos Santos, 166 – Ribeirão Preto

Fortaleza (CE) – 5h30  – Kaykeria – Av. Beira Mar, 3211 – Meireles, Fortaleza

Belém (PA) – 9h  – Parque Estadual do Utinga – Av. João Paulo II, S/N

Belo Horizonte (MG) – 9h  – Lagoa da Pampulha – Ponto de encontro: Igrejinha da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz

Lowell  (Massachusetts) – 10h (hora local)  – Av. Pawtucket Blvd

Brasília (DF) – 9h  – Eixão do Lazer – Norte/ Ponto de encontro: Em frente ao Plaza Shopping (Quadra 110/111 Norte)

Teresina (PI) – 16h – Bosque Meus Filhos – Av. Raul Lopes, nº 1000 (zona leste)

Hortolândia (SP) – 9h  – Lago da Fé – Rua das Primaveras, s/n – Parque Gabriel

São Luiz (MA)  – Local a confirmar

Bauru (SP)  – Parque Vitória Régia – Av. Nações Unidas 25-25 – Jardim Brasil

Porto (Portugal) – 9h (Hora local)  – Parque da Cidade- Estrada Interior da Circunvalação, 4100-183 Porto

Porto Alegre (RS) – 9h  – Orla do Guaíba – Av. Pres. João Goulart – ao lado do “Monumento Olhos Atentos”

Recife (PE) – 9h  – Parque da Jaqueira – Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

Uberlândia (MG) – 9h  – Parque do Sabiá – Av. Anselmo Alves dos Santos, n 595 – Bairro Tibery

Mais informações e locais por cidade acesse: @ongmovimentolipedema | @conhecalipedema

 

(Crédito fotos: divulgação ONG Movimento Lipedema / Campanha Conheça Lipedema 2025)

Compartilhar

Publicidade

×